sábado, 23 de julho de 2011

Daniel Radcliffe

 Daniel Radcliffe
Biografia
Filho do agente literário Alan Radcliffe e da diretora de elenco Marcia Gresham. Quando era criança brincava de Homem Aranha e finjia que seu cachorro era um lobo, porque já gostava de lobos. Ele começou a ter vontade de ser ator aos cinco anos, mas os seus pais aparentemente não concordavam com a ideia porque achavam que o "mundo das estrelas de cinema" poderia deixá-lo metido e convencido. Ou provavelmente seria muito trabalho para ele, tão jovem, poderia meter-se nas drogas, etc... No entanto, Dan convenceu-os com seu entusiasmo e acabou por conseguir (sem contar que o seu pai é amigo de David Heymans, produtor de cinema). O seu primeiro papel foi a adaptação de BBC-TV de David Copperfield (1999) onde ele interpretou o jovem David. Desde os cinco anos dizia que queria ser ator, mas foi somente em 1999, que começou a sua carreira com "David Copperfield" da BBC. Após isso gravou "O Alfaiate do Panamá". David Heyman, um dos produtores de Harry Potter, estava a procurar por um ator que pudesse interpretar o jovem feiticeiro, e ele era amigo do pai de Daniel.
Mas Dan cresceu na sua carreira quando conseguiu o disputado papel de Harry Potter. Também porque, na época, o diretor seria Steven Spielberg que queria transformar a história de Harry Potter numa história americana, colocar Hogwarts nos EUA e usar Haley Joel Osment no papel de Harry. Mas, como a autora J.K. Rowling não concordou com isso, Steven Spielberg foi substituído por Chris Columbus que ficou encantado com o talento de Dan e achou que ele tinha a inteligencia de alguém de 35 ou 40 anos. Rowling também ficou encantada com ele. Ele fez dois testes para o papel, mas achou que tinham desistido dele. Uma semana depois ele estava a sair do banho e ouviu o seu pai falando com um David no telefone (e o único David que eles conheciam era o produtor). Ele dizia "OK", "Right" e quando desligou subiu correndo as escadas e disse a Daniel que ele seria Harry Potter. De acordo com a BBC News "ele foi muito bem nos testes e não teve problemas pra fazer amigos no set".
Foi quando em um dia, durante uma peça de teatro a qual Daniel e seu pai, Alan assistiam a peça, que o produtor não desgrudou os olhos do garoto. Logo ao fim do espetáculo, ele foi até Alan e lhe disse: "Ele poderia ser Harry Potter" e convenceu a família de Daniel a deixá-lo fazer o teste, no qual acabou sendo escolhido. Nas férias entre as filmagens de o Cálice de Fogo e Ordem da Fênix, Daniel Radcliffe filmou December Boys na Austrália que teve sua estréia no final do ano de 2007. Também teve uma pequena participação no seriado Extras e participou da peça teatral na Inglaterra chamada Equus e tem causado muita polêmica pelo fato do ator aparecer nu e ter que montar em um cavalo em uma cena da peça. Atualmente Daniel tem 21 anos e mora sozinho em Londres. Quanto a sua religião, Daniel declarou em entrevista que é ateu
Curiosidades
Ele ajuda o Demelza House Children's Hospice.
Daniel possui dispraxia, que é uma disfunção motora neurológica que impede o cérebro de desempenhar os movimentos corretamente. É a chamada "síndrome do desastrado". O médico neurologista Dr. Davi Younger fez a seguinte declaração sobre seu caso; "- É claro que ele tem uma forma leve da doença, mas o fato de não apresentar sinais é uma dádiva. Por ter desenvolvido a habilidade de atuar, ele se torna um modelo para outras pessoas nessas condições".[8] A doença não afeta sua vida. Desde Harry Potter e a Pedra Filosofal, ele faz ginástica nos bastidores para melhorar sua coordenação motora.
Sua primeira peça foi na escola em Aladdin, ele fez um macaco.
Daniel foi fotografado por Tim Hailand durante um dia inteiro em janeiro de 2009 as fotos foram reunidas e transformadas no livro: One Day in The Life of Daniel Radcliffe (em pt: Um dia na Vida de Daniel Radcliffe).Daniel Radcliffe toca baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário