quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Professora Minerva McGonagall

Professora Minerva McGonagall


A Professora Minerva McGonagall (nascida em 4 de Outubro de 1925) é uma personagem fictícia dos livros de Harry Potter criados pela escritora britânica J. K. Rowling.
Foi uma bruxa que estudou na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts entre 1936 e 1943 e foi classificada para a casa Grifinória. Depois do período escolar, mais precisamente em Dezembro de 1956, ela voltou a Hogwarts e se tornou Diretora da casa Grifinória e Professora de Transfiguração, assim como, em diferentes épocas, vice-diretora e diretora de Hogwarts e é uma das bruxas mais poderosas do mundo da magia. A Professora Minerva também é um animago, tomando a forma de um gato cinzento malhado com marcas de óculos em torno dos olhos.
McGonagall é introduzida no capítulo de abertura de Harry Potter e a Pedra Filosofal, onde ela se encontra com Alvo Dumbledore na Rua dos Alfeneiros, Little Whinging, Surrey (a residência dos Dursley


No primeiro livro, depois de ver Harry pilotar uma vassoura pela primeira vez e com maestria, Minerva recomenda que ele ocupe a posição de Apanhador, e envia a Harry uma vassoura de corrida, quebrando a regra de que alunos do primeiro ano não podem ter vassouras pessoais. Apesar de ser bastante rígida em sua disciplina, muitas vezes ela ajuda Harry indiretamente com atividades que não estão exatamente de acordo com o regulamento de Hogwarts. Por exemplo, Minerva concede a Harry e seus amigos a Sala de Transfiguração para que ele possa treinar para o Torneio Tribruxo. Ela também promete a Harry que fará tudo dentro de seu poder para ajudá-lo a alcançar seu objetivo de se tornar um Auror, e mantém a sua promessa. Apesar das primeiras impressões que provoca, Minerva McGonagall mostra ter boas intenções, e é conhecida por demonstrar uma alta gama de emoções, que muitas vezes são um choque para seus colegas de trabalho e alunos.
É revelado em Harry Potter e a Ordem da Fênix que a Professora McGonagall é um membro da Ordem da Fênix. Ela e Dolores Umbridge parecem ter uma antipatia mútua uma pelo outra, uma vez que Umbridge continuamente tenta usurpar o poder do corpo docente de Hogwarts, de McGonagall e Dumbledore em particular. Quando McGonagall tenta impedir Umbridge e seus comparsas do Ministério de expulsarem Hagrid a força injustamente, ela é atingida por quatro Feitiços Estuporantes sem aviso prévio, antes que pudesse levantar a própria varinha. A septuagenária, inconsciente, é levada às pressas para o Hospital St. Mungus, onde se recupera por um tempo. McGonagall retorna à escola no final do livro, embora use uma bengala para se sustentar temporariamente. Ela é, no entanto, um duelista excepcional capaz de se manter em pé mesmo contra oponentes muito mais jovens e ágeis. Durante seu duelo contra Severo Snape, Minerva se iguala ao professor, que mesmo sendo um bruxo muito poderoso e notório, acaba fugindo.

Após a morte de Dumbledore nas mãos de Snape em Harry Potter e o Enigma do Príncipe, Minerva se torna a nova diretora de Hogwarts. No entanto, no último livro da série, ela não se torna diretora no início do mandato como o esperado; Snape é nomeado diretor pelo novo Ministro da Magia Pio Thicknesse, que está sob o efeito da Maldição Imperius e agindo como um fantoche de Voldemort. Apesar das muitas mudanças, Minerva é mantida como diretora da Casa Grifinória. Antes da Batalha de Hogwarts, ela vai para a Torre da Corvinal e encontra Aleto Carrow estuporado e Amico, seu irmão, em busca de Harry Potter. Quando Amico sugere penalizar os alunos para compensar o estado de sua irmã, McGonagall intervêm imediatamente. Em resposta, Amico cospe em seu rosto. Harry, que estava presente e escondido sob a Capa de Invisibilidade, revela-se e usa a Maldição Cruciatus em Amico. Harry então informa McGonagall que Voldemort está a caminho e a professora envia três Patronos - que se manifestam como gatos prateados malhados com marcas de óculos, como a forma Animaga de Minerva - para avisar os outros três diretores das casas de Hogwarts.[4] Quando se encaminha para encontrar os outros diretores, Minerva encontra Severo Snape, que a questiona sobre o paradeiro de Harry. Não sabendo que Snape na verdade estava seguindo ordens de Dumbledore e tinha informações importantes para "o Menino que sobreviveu", ela o ataca, fazendo parte de um duelo feroz. Com a ajuda de professores Fílio Flitwick e Pomona Sprout, Minerva consegue expulsar Snape da escola.


McGonagall, em seguida, se encarrega do castelo novamente e passa a protegê-lo contra Voldemort para garantir que Harry pudesse cumprir a missão de Dumbledore. Ela também organiza a evacuação dos alunos menores de idade da escola para garantir a segurança deles. Minerva então leva os alunos restantes, o corpo docente de Hogwarts, e os membros da Ordem da Fênix na luta contra Voldemort. Ela é vista durante a batalha com um corte profundo na bochecha e a comandar uma horda de armaduras encantadas para combater os seguidores de Voldemort. Finalmente, McGonagall acaba duelando com Voldemort ao lado de Kingsley Shacklebolt e Horácio Slughorn. Foi confirmado em Os Contos de Beedle, o Bardo que Minerva McGonagall se torna diretora de Hogwarts depois da Batalha de Hogwarts e da morte de Severo Snape. No entanto, em uma entrevista, J.K. Rowling disse que McGonagall se aposentou mais ou menos na mesma época do epílogo de Harry Potter e as Relíquias da Morte (19 anos depois dos acontecimentos principais dos livros) pois "estava chegando a sua hora", e é substituida pelo então Professor de Herbologia Neville Longbottom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário