quarta-feira, 27 de julho de 2011

Lista de feitiços em Harry Potter

Lista de feitiços em Harry Potter

A linguagem mágica do mundo de Harry Potter

Os verbetes abaixo incluem especulações sobre as possíveis etimologias das palavras mágicas do feitiços. É interessante ter em mente os limites dessas especulações ao lê-las. J.K. Rowling não é uma linguista e seu alvo é primeiramente contar uma boa história, não criar um sistema linguístico consistente. Assim, não se deve esperar que o uso de "linguagem mágica" nos livros seja inteiramente consistente. Pode-se especular sobre as possíveis origens dos vários termos e palavras mágicas dos feitiços, mas não se deve necessariamente esperar que os resultados sejam consistentes em com eles mesmos ou com a história de outros idiomas. Por esta razão, muitas vezes não há uma derivação "real" do Latim nas palavras mágicas, ou em qualquer outro termo mágico. Isso não significa que se deva parar de especular sobre eles, mas que deve-se lembrar que o mundo de Harry Potter é, antes de tudo, um mundo de uma boa história.

Lista de feitiços em Harry Potter

Accio

Pronúncia: ac-cio
Descrição: Este feitiço traz os objetos ao bruxo. Pode ser usado de duas formas: formulando o feitiço e nomeando o objecto desejado ("Accio Medalhão"), ou apontando a varinha na direcção do objecto desejado, dizendo o feitiço, para atrair o objecto até si.

Azaração Ferreteante

Descrição: Causa uma dor ardente na vítima, como uma queimadura. Azaração que é produzida sem qualquer intenção do lançador.
Visto/Mencionado: Exemplos: Quando Harry, em uma de suas aulas particulares de Oclumência, no quinto ano, produz essa azaração contra Snape quando ele está invadindo sua mente e vendo suas lembranças. O fato de tentar resistir à Legilimência de Snape fez com que Harry, não intencionalmente, produzisse tal azaração. E quando Hermione, no filme Harry Potter a as Relíquias da Morte, produz essa azaração em Harry para que os sequestradores não o reconhececem e o levassem ao Ministério.

 Azaração do ofuscamento

Descrição: Deixa algo invisível
Visto/Mencionado: Harry Potter e as Relíquias da Morte, quando Luna Lovegood fala da existência dessas azarações, e revela que algumas capas da invisibilidade usam isso para funcionar.

 Aquamenti

Pronúncia: A-qua-men-ti
Descrição: Produz um jato de água pura que sai da varinha do feiticeiro, que provavelmente pode ser controlado com a mente.

 Azaração de vassoura

Pronúncia (Desconhecida)
Descrição Usado por Quirinus Quirrel em Harry Potter e a Pedra Filosofal para faze-lo cair da vassoura mantendo o contato visual com a mesma.

 Abaffiato

Pronúncia: A-BAh-fi-ato
Descrição: Produz um zumbido irritante que abafa uma conversa num lugar público.
Visto/Mencionado: Harry Potter e o Enigma do Príncipe.
Nota: Esse feitiço foi criado por Severo Snape, o príncipe mestiço.

 Adesivo permanentes (Feitiço)

Descrição: Cola adesivos permanentementes.
Visto/Mencionado: No sétimo livro, em uma carta é revelado que Sirius não desfez o feitiço em seus pôsters em seu quarto no Largo Grimmauld.

 Alarte Ascendare

Pronúncia: a-lar-te as-cen-de-rae
Descrição: Faz o alvo ascender e depois cair no chão com um estrondo.
Visto/Mencionado: Em Harry Potter e a Câmara Secreta, no duelo entre Harry e Draco Malfoy, o professor Gilderoy Lockhart joga esse feitiço na cobra criada por Draco.
Pode-se dizer que Dumbledore usou tal feitiço no pano que cobria a Taça Tribruxo no 4° Ano

 Alohomora O feitiço aparece como Alorromora nos livros em Português brasileiro

Pronúncia: A-lô-rro-MOH-ra
Descrição: Usado para destrancar portas trancadas por chaves comuns, e não trancadas por magia.
 

Um comentário: