quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Prof. Lupin

 Prof. Lupin

Hogwarts

Por não ter controle sobre a doença, Lupin tornava-se perigoso sempre que se transformava. Parecia impossível que o menino um dia chegasse a freqüentar a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts; os pais das outras crianças certamente se oporiam à idéia de que seus filhos estudassem com um lobisomem. Por sorte, quando Lupin completou onze anos, Dumbledore assumiu a direção de Hogwarts e permitiu que o menino estudasse na escola, mantendo sua condição em segredo.
Remo chega a Hogwarts em setembro de 1970. Dumbledore tomou alguns cuidados especiais antes da chegada do menino, visando a proteção dos estudantes, professores e do próprio Lupin. Foi construído um túnel dos jardins da escola até uma casa no povoado de Hogsmeade, nas proximidades do castelo. À entrada do túnel nos jardins foi plantado estrategicamente um Salgueiro Lutador. Todos os meses, Remo poderia se esconder nesta casa durante a lua cheia; suas transformações eram tão violentas que os moradores de Hogsmeade acreditavam que a casa, então chamada de Casa dos Gritos, fosse assombrada por fantasmas.Quando Harry Potter chega a Hogwarts, mais de vinte anos depois, a Casa dos Gritos já é conhecida como o local mais mal-assombrado da Grã-Bretanha. O próprio Dumbledore ajudou a difundir este boato, para evitar que curiosos se aventurassem pelo local

Os Marotos

Por causa de sua condição, Lupin não teve amigos até chegar a Hogwarts. Foi na escola que ele conheceu aqueles que viriam a se tornar seus melhores amigos: Tiago Potter, Sirius Black e Pedro Pettigrew. Mais tarde, os quatro se denominariam os Marotos.
No início da amizade, Lupin teve medo de contar aos outros sobre sua transformação, por medo de que eles o abandonassem ao conhecer a verdade. Para explicar suas ausências mensais, o menino improvisava uma série de desculpas; desconfiados, seus três companheiros eventualmente descobriram o segredo e, ao invés de se afastarem, fizeram de tudo para apoiá-lo nos períodos mais difíceis.
No quinto ano de Hogwarts (1975-76), Lupin foi nomeado monitor, numa tentativa da direção da escola de controlar os rebeldes Tiago e Sirius. Infelizmente, Lupin jamais conseguiu este feito: por medo de perder a amizade dos dois, o monitor nunca tentou impedir que os amigos fizessem toda sorte de brincadeiras de mau gosto com outros estudantes, em particular Severo Snape. Depois de adulto, Lupin viria a se sentir culpado por sua atitude passiva.
Nesse mesmo ano, Tiago, Sirius e Pedro ilegalmente se tornaram Animagos, coisa que exige um conhecimento avançado de magia. Em suas formas animais (respectivamente um cervo, um cão negro e um rato), os três podiam fazer companhia a Lupin durante a transformação, visto que lobisomens atacam apenas humanos. A partir de então, nas noites de lua cheia, os quatro amigos fugiam da Casa dos Gritos e se divertiam pelos terrenos de Hogwarts e Hogsmeade.
Uma noite, durante o sexto ano, Sirius contou a Snape como driblar o Salgueiro Lutador e entrar no túnel que levava à Casa dos Gritos - sem lhe dizer, no entanto, que lá encontraria Lupin transformado em lobisomem. Snape teria sido mordido ou até morto se Tiago não aparecesse no último minuto e o protegesse. Graças a esse incidente, Severo jamais perdoou Sirius, pela brincadeira inconseqüente, e Tiago, com quem ficou em dívida por ter a vida salva por ele. Snape guardaria segredo sobre a licantropia de Lupin, mas anos mais tarde usaria esta informação contra o então colega.

O Mapa do Maroto

 

Depois de muitas fugas e explorações noturnas como animagos, os quatro amigos criaram o Mapa do Maroto. O artefato, de magia poderosa, mostra a exata localização de cada pessoa em Hogwarts, em tempo real. O mapa também mostra várias passagens secretas do castelo. Os Marotos assinaram sua grande criação com seus apelidos de animago: Aluado, Rabicho, Almofadinhas e Pontas.
O Mapa do Maroto foi confiscado por Argus Filch no sétimo ano de Lupin em Hogwarts. Mais tarde, o mapa cairia nas mãos de Fred e Jorge Weasley, que o dariam de presente a Harry Potter.

 Professor em Hogwarts

No verão em que Harry começa seu terceiro ano em Hogwarts, Lupin é apresentado ao leitor pela primeira vez, no trem a caminho da escola, indo assumir o cargo de professor de Defesa Contra as Artes das Trevas. É provável que o cargo lhe tenha sido oferecido para manter Harry sob vigilância, uma vez que Sirius Black acabara de fugir de Azkaban e acreditava-se que o foragido pretendia matar o menino.
Lupin lecionou em Hogwarts durante o ano letivo de 1993-94, escondendo de todos sua condição de lobisomem com bastante sucesso. Com seu grande conhecimento a respeito das criaturas das trevas e de como subjugá-las, além de uma personalidade agradável e gentil, Lupin conquistou os estudantes; grande parte deles o considerava o melhor professor da escola.
Durante este período, Lupin conseguia controlar suas transformações tomando diariamente a poção Mata-Cão (Wolfsbane, no original), a qual lhe era preparada por Snape, agora professor de Poções. A Mata-Cão, uma poção relativamente recém-criada, de difícil preparo e sabor desagradável, permitia que o usuário mantivesse uma mente humana ainda que não impedisse a transformação física. Com ela, Lupin podia se manter em Hogwarts sem oferecer riscos aos alunos.
Lupin nunca disse a Dumbledore que Sirius era um Animago. Com a ajuda do Mapa do Maroto, que se encontrava com Harry nessa época, o professor descobriu que Sirius estava na Casa dos Gritos e pôde confrontá-lo. Infelizmente, com a confusão, Lupin esqueceu de tomar a poção Mata-Cão; era noite de lua cheia e sua transformação foi violenta, mas Sirius - em sua forma animal - conseguiu detê-lo, evitando que ele atacasse Harry, Rony e Hermione.
Snape utilizou a oportunidade para divulgar para todos o segredo de Lupin. Sabendo que teria que enfrentar a rejeição dos pais dos estudantes, o professor de Defesa Contra as Artes das Trevas optou por abandonar o cargo antes que o boato abalasse a moral de Dumbledore

Harry Potter e As Relíquias da Morte

Em Harry Potter e As Relíquias da Morte, Lupin reaparece já casado com Tonks (a quem ele se refere carinhosamente por Dora). Embora tenha assumido o relacionamento, Lupin ainda não se tranqüilizou quanto aos perigos que representa para a esposa; algum tempo depois de saber que Tonks está grávida, ele foge de casa e se oferece a acompanhar Harry em sua busca por Horcruxes. O rapaz, no entanto, o confronta e faz com que ele mude de idéia e volte para a mulher.
Mais tarde, Lupin reencontra Harry e, muito feliz, anuncia que seu filho nasceu. O menino recebe o nome de Teddy Remo Lupin e, por sorte, não herda as características de lobisomem do pai mas herda a metamorfomagia da mãe tanto que seus cabelos começam a mudar de cor logo após o parto. Seu nome é em homenagem ao avô Ted Tonks, morto por Comensais da Morte.
Lupin e Tonks não sobrevivem à Batalha de Hogwarts. Ambos morrem em duelos com Belatriz e Antônio Dolohov, respectivamente.Teddy é criado pela avó Andrômeda; no epílogo do livro, sabe-se que o menino é bastante próximo de Harry, de quem é afilhado e de quem gosta muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário