terça-feira, 2 de agosto de 2011

Alvo Percival Wulfric Brian Dumbledore

 Alvo Percival Wulfric Brian Dumbledore

Professor Alvo Percival Wulfric Brian Dumbledore (21 de agosto de 1879 - 30 de junho de 1997) é um grande e poderoso feiticeiro, Ordem de Merlin - Primeira Classe. Foi professor de Transfiguração e mais tarde Diretor da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Dumbledore foi também membro da Confederação Internacional de Feiticeiros e membro e presidente da Suprema Corte dos Feiticeiros (até 1995) e ainda Presidente do Wizengamot (-1995;? 1996-1997). Era um feiticeiro de sangue mestiço, filho mais velho de Percival e Kendra Dumbledore, tendo dois irmãos mais novos, Aberforth e Ariana. O seu pai morreu em Azkaban quando Dumbledore ainda era jovem, enquanto a sua mãe e sua irmã foram posteriormente mortas por acidente. Albus Dumbledore foi considerado o feiticeiro mais poderoso do seu tempo. Tornou-se mais conhecido graças à sua vitória num famoso combate com o bruxo das trevas Grindelwald, à descoberta das doze utilidades do sangue de dragão e pelo seu trabalho de alquimia de parceria com Nicolas Flamel.
Foi também através de Dumbledore que a resistência à ascensão de Voldemort foi criada, pois foi ele quem fundou e liderou a Ordem da Fénix. Graças a uma mente rebuscada e extremamente perspicaz e inteligente, dotando Dumbledore de um lendário poder, este tornou-se o único feiticeiro que Voldemort alguma vez temeu. Foi ainda proprietário da famosa Varinha das Varinhas entre 1945 e 1997 e considerado por muitos o melhor Diretor que Hogwarts alguma vez teve. Quando estava prestes a morrer, devido à maldição de um anel, Dumbledore arquitetou a sua própria morte com a ajuda do seu leal servo, Severus Snape. Embora já não fosse vivo na época, foi através das suas maquinações que Voldemort acabou por ser derrotado e a paz restaurada no mundo dos feiticeiros. Dumbledore é o único Diretor sepultado em Hogwarts.
Carreira em Hogwarts

Depois da luta com Grindelwald, Dumbledore voltou a Hogwarts como professor de Transfiguração. Durante a sua vida foi-lhe oferecido o cargo de Ministro da Magia várias vezes mas Dumbledore recusou sempre, pois tinha aprendido que o seu desejo de poder era a sua grande fraqueza. Albus Dumbledore foi também um dos responsáveis pelo recrutamento de estudantes de origem muggle (trouxa), para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. O mais proeminente entre os estudantes recrutados por Dumbledore foi Tom Riddle, que acabaria por assumir o nome de Lord Voldemort.
No entanto, enquanto Dumbledore educava jovens feiticeiros e bruxas, Grindelwald ainda vagava pela Europa com o objetivo de criar um exército, tendo encontrado uma das Relíquias da Morte, a Varinha das Varinhas. Dumbledore teve medo de enfrentar Grindelwald, não por pensar que não seria capaz de derrotá-lo, mas porque tinha receio que Grindelwald lhe revela-se que era ele quem tinha realmente matado Ariana. No entanto, em 1945, Dumbledore não conseguiu fechar os olhos aos atos de Grindelwald travando assim um duelo lendário. Duelo esse que mais tarde viria a ficar conhecido como um dos duelos mais marcantes que já se travara no Mundo Mágico. Dumbledore derrotou Grindelwald, apesar deste ter na sua posse a Varinha das Varinhas. Grindelwald foi preso em Nurmengard e Dumbledore ficou com a varinha.
Diferente de todos os professores de Hogwarts, Dumbledore não se deslumbrou com o carisma natural e a astúcia de Tom Riddle. No seu primeiro encontro, Dumbledore ficou imediatamente com suspeitas dos seus "instintos óbvios para a crueldade, o sigilo e a dominação” e resolveu manter-se sempre por perto dele durante os seus estudos em Hogwarts. Como Dumbledore não se deixava enganar e manipular facilmente, Riddle passou a desprezá-lo e a temê-lo.

Em 1943, vários estudantes de ascendência muggle (trouxa) foram misteriosamente petrificados por um “monstro”. Surgiram nessa altura, rumores de que o monstro tinha sido libertado pelo herdeiro de Salazar Slytherin, criador da mítica Câmara Secreta. Na verdade, a última vítima do monstro, a Murta-Que-Geme, foi realmente morta; este ato parecia provável para garantir o encerramento definitivo da escola, forçando Tom Riddle a voltar para o orfanato. Enquanto Dumbledore suspeitava que Riddle estava por trás dos ataques, este dava Rubeus Hagrid como culpado, alegando que a acromântula domada por Hagrid, Aragog, era o monstro que tinha atacado os estudantes e matado a jovem. Como tinha um grande poder de persuasão, este depoimento resultou na expulsão de Hagrid, o que permitiu que Hogwarts permanecesse aberta. Dumbledore nunca conseguiu descobrir provas concretas que culpassem Tom Riddle, no entanto, conseguiu que o Diretor Dippet permitisse que Hagrid ficasse na escola como Guarda das Chaves e dos Campos. Depois de Armando Dippet se aposentar, Dumbledore foi nomeado Diretor da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Durante esse tempo, foi-lhe oferecido o cargo de Ministro da Magia variadíssimas vezes, mas ele recusou sempre a oferta.
Pouco antes do início da Primeira Guerra do Mundo Mágico, Tom Riddle, agora conhecido como Lord Voldemort, faz a Dumbledore o mesmo pedido que tinha feito anteriormente a Armando Dippet antes deste se aposentar: a permissão para voltar a Hogwarts como professor de Defesa Contra as Artes das Trevas. Dumbledore, que sabia das suas atividades ilícitas desde que Tom Riddle deixara Hogwarts, negou o seu pedido. Isto levou à maldição que Voldemort lançou sobre o cargo de Professor Defesa Contra as Artes das Trevas, impedindo que qualquer pessoa ocupasse o cargo por mais de um ano letivo.
Quando Remus Lupin completou 11 anos, a idade para frequentar Hogwarts, estava com medo de não ser capaz, pois tinha sido mordido pelo lobisomem Fenrir Greyback, tornando-se também lobisomem. No entanto, Dumbledore tratou de tomar todas precauções especiais para o estado de Lupin, pois, segundo ele, não existia nenhuma razão para que Lupin fosse privado da sua educação. Como tal, Dumbledore preparou a Casa dos Gritos como um local de transformação mensal para Lupin, com o Salgueiro Lutador como guarda. Isto sempre fez com que Lupin tivesse uma eterna gratidão para com Dumbledore, pois muitos dos anteriores diretores simplesmente proibiriam Lupin de pôr os pés na escola. Quando Severus Snape descobriu o segredo de Lupin, Dumbledore proibiu-o insistentemente de o contar a alguém.
Em Busca das Horcruxes

Mais tarde, Dumbledore decidiu estabelecer uma investigação por conta própria com o principal objetivo de descobrir informações sobre o passado de Lord Voldemort, fez isso questionando diversas pessoas que o conheceram e conviveram com ele quando ainda era criança e adolescente, de entre eles Bob Ogden, Morfin Gaunt, Horace Slughorn e Hokey o elfo doméstico. Dumbledore conseguiu então, coletar importantes memórias relacionadas com o passado de Voldemort o que lhe permitiu chegar à conclusão de que este tinha criado seis horcruxes, equacionando que estes poderiam ser: o Diário de Tom Riddle, o anel de Marvolo Gaunt, a Taça de Helga Hufflepuff, o medalhão de Salazar Slytherin, a cobra Nagini e o diadema de Rowena Ravenclaw.
Durante o verão de 1996, Dumbledore foi até Little Hangleton, onde encontrou, escondido atrás de ervas daninhas e arbustos, uma das Horcruxes na casa dos Gaunt, Voldemort tinha colocado imensos encantos poderosos para proteger o objeto, no entanto Dumbledore mostrou-se hábil o suficiente para passar por eles ileso. Quando encontrou a Horcrux, um anel que pertencera anteriormente a Marvolo Gaunt, Dumbledore apercebeu-se que a pedra do anel, era nada mais, nada menos que uma das Relíquias da Morte, mais precisamente a Pedra da Ressureição. Esta pedra, segundo a lenda, tinha o poder de ressuscitar os mortos. O seu desejo de ver a sua família de novo reunida superou o bom senso apenas por um momento, e Dumbledore colocou o anel no seu dedo, esquecendo-se que o anel estava amaldiçoado por Voldemort, a maldição espalhou-se rapidamente, e se não fosse a sua rápida reação, teria morrido dentro de poucos momentos. Apesar desta lesão, Dumbledore destruiu o anel com sucesso, e com isto, um pedaço da alma de Voldemort. Dumbledore voltou rapidamente para Hogwarts, onde as habilidades de Severus Snape, conseguiram “prender” a maldição numa das suas mãos, no entanto, tanto Snape como Dumbledore sabiam, que a dita maldição acabaria por se espalhar pelo o resto do corpo de Dumbledore. Sabendo que a maldição iria matá-lo, Dumbledore abordou Snape, para que fosse ele quem acabasse com a sua vida, e não Draco Malfoy, a quem tinha sido dada a tarefa de assassiná-lo. Segundo Dumbledor,e esta seria a única forma de poupar a alma de Draco de ser corrompida e Voldemort ter total confiança em Snape. Snape opôs-se a esta ideia, mas Dumbledore acabou por persuaí-lo fazendo-o comprometer-se a cumprir a tarefa. Durante o ano letivo 1996-1997, Dumbledore passou algumas informações a Harry Potter, nomeadamente através de memórias que foi coletando com o tempo. Para Dumbledore estas informações seriam importantes para que Harry tivesse sucesso na sua missão de destruír, Lord Voldemort
A Caverna

Depois de muito procurar e investigar, Dumbledore descobre uma caverna onde supostamente se encontraria um Horcrux, caverna essa, para onde Voldemort tinha levado em tempos, um jovem órfão e o tinha atormentado (isto aconteceu quando ainda era conhecido como Tom Riddle). Como tinha prometido, Dumbledore levou Harry Potter para acompanhá-lo nesta missão e ajudá-lo a destruir o Horcrux. Partiram de Hogwarts na noite de 30 de Junho de 1997, ele e Harry tiveram de aparatar fora da caverna, pois era impossível entrar directamente, devido à existência de encantamentos de protecção, colocados por Lord Voldemort. No entanto, Voldemort complicara a tarefa de aceder ao interior da caverna, tendo criado uma entrada oculta que só seria aberta com uma oferta de sangue. Depois de passarem esta entrada, Dumbledore e Harry encontraram-se então numa vasta caverna contendo um lago subterrâneo, com uma ilha solitária no centro, a partir da qual uma ténue luz verde era visível. Dumbledore descobriu um barco que se encontrava cuidadosamente escondido e que permitiu a passagem segura através do lago. Durante a travessia, Harry soube da terceira linha de defesa do Horcrux, o lago estava cheio de Inferi, que poderiam atacar a partir do momento que alguém tocasse na água do lago, no entanto Dumbledore e Harry tinham conhecimento que o uso do fogo era uma arma a utilizar contra os Inferi.Quando aportaram na ilha, encontraram uma bacia com um líquido verde brilhante, esta era última defesa. Para chegar ao Horcrux era necessário bebê-lo, pois tudo o que fosse feito, seria em vão. Dumbledore ordenou a Harry que o ajudasse a beber o líquido em questão, não se importando com os efeitos que este poderia causar, tendo Harry forçado Dumbledore, empurrando o líquido pela goela abaixo do velho feiticeiro. Dumbledore bebeu e teve uma visão do duelo entre ele, Gellert Grindelwald e Aberforth Dumbledore, onde Ariana (a sua irmã) foi morta, outro dos efeitos era a sede, tentando ajudar, Harry tentou convocar água através de feitiço Aguamenti, mas não resultou, pois Voldemort já tinha pensado nisso! Em desespero, Harry encheu um copo com a água do lago. Entretanto, um Inferi subiu do lago e tentou matá-los. Harry entrou em pânico e tentou utilizar uma infinidade de feitiços e maldições, incluindo Impedimenta e Sectumsempra, mas nenhum deles funcionou, visto serem bastantes Inferi. Dumbledore, depois de ter recuperado algumas das suas faculdades, criou um anel de fogo em torno deles que afastou os Inferi, mandando-os de volta para dentro do lago, enquanto ele e Harry abandonavam a caverna.Harry usou um pequeno corte no seu braço para reabrir a porta escondida, e uma vez fora da caverna desaparatou de volta para Hogsmeade. No entanto, como a Batalha da Torre de Astronomia já tinha começado, Harry levou Dumbledore pegou em duas vassouras que estavam atrás do Bar da Madame Rosmerta e voou para a Torre de AstronomiaA Caverna
Depois de muito procurar e investigar, Dumbledore descobre uma caverna onde supostamente se encontraria um Horcrux, caverna essa, para onde Voldemort tinha levado em tempos, um jovem órfão e o tinha atormentado (isto aconteceu quando ainda era conhecido como Tom Riddle). Como tinha prometido, Dumbledore levou Harry Potter para acompanhá-lo nesta missão e ajudá-lo a destruir o Horcrux. Partiram de Hogwarts na noite de 30 de Junho de 1997, ele e Harry tiveram de aparatar fora da caverna, pois era impossível entrar directamente, devido à existência de encantamentos de protecção, colocados por Lord Voldemort. No entanto, Voldemort complicara a tarefa de aceder ao interior da caverna, tendo criado uma entrada oculta que só seria aberta com uma oferta de sangue. Depois de passarem esta entrada, Dumbledore e Harry encontraram-se então numa vasta caverna contendo um lago subterrâneo, com uma ilha solitária no centro, a partir da qual uma ténue luz verde era visível. Dumbledore descobriu um barco que se encontrava cuidadosamente escondido e que permitiu a passagem segura através do lago. Durante a travessia, Harry soube da terceira linha de defesa do Horcrux, o lago estava cheio de Inferi, que poderiam atacar a partir do momento que alguém tocasse na água do lago, no entanto Dumbledore e Harry tinham conhecimento que o uso do fogo era uma arma a utilizar contra os Inferi.Quando aportaram na ilha, encontraram uma bacia com um líquido verde brilhante, esta era última defesa. Para chegar ao Horcrux era necessário bebê-lo, pois tudo o que fosse feito, seria em vão. Dumbledore ordenou a Harry que o ajudasse a beber o líquido em questão, não se importando com os efeitos que este poderia causar, tendo Harry forçado Dumbledore, empurrando o líquido pela goela abaixo do velho feiticeiro. Dumbledore bebeu e teve uma visão do duelo entre ele, Gellert Grindelwald e Aberforth Dumbledore, onde Ariana (a sua irmã) foi morta, outro dos efeitos era a sede, tentando ajudar, Harry tentou convocar água através de feitiço Aguamenti, mas não resultou, pois Voldemort já tinha pensado nisso! Em desespero, Harry encheu um copo com a água do lago. Entretanto, um Inferi subiu do lago e tentou matá-los. Harry entrou em pânico e tentou utilizar uma infinidade de feitiços e maldições, incluindo Impedimenta e Sectumsempra, mas nenhum deles funcionou, visto serem bastantes Inferi. Dumbledore, depois de ter recuperado algumas das suas faculdades, criou um anel de fogo em torno deles que afastou os Inferi, mandando-os de volta para dentro do lago, enquanto ele e Harry abandonavam a caverna.Harry usou um pequeno corte no seu braço para reabrir a porta escondida, e uma vez fora da caverna desaparatou de volta para Hogsmeade. No entanto, como a Batalha da Torre de Astronomia já tinha começado, Harry levou Dumbledore pegou em duas vassouras que estavam atrás do Bar da Madame Rosmerta e voou para a Torre de Astronomia
Batalha na Torre de Astronomia e Morte

Depois de chegarem à Torre de Astronomia, Đumbledore manda Harry colocar o manto da invisibilidade, aí foram confrontados por Draco Malfoy, mas antes que Harry pudesse reagir, Dumbledore imobilizou-o com o feitiço Petrificus Totalus. Malfoy desarmou Dumbledore, e admitiu que ele, Draco, estava por trás da série de ataques a estudantes de Hogwarts, e que Voldemort o tinha incumbido de ser o responsável pela morte de Dumbledore. Dumbledore revelou-lhe então que tinha conhecimento da sua missão e das suas diversas tentativas de atentar contra a sua vida, como o colar amaldiçoado e o licor envenenado, mas permitiu que ele permanecesse em Hogwarts, pois preferia tê-lo debaixo de olho! Dumbledore ofereceu-lhe protecção, e garantiu-lhe que o protegeria a ele a sua mãe escondendo-os num local onde Voldemort nunca iria encontrá-los. Mesmo com a presença de vários Devoradores da Morte, Draco vacilou na altura de matar Dumbledore, no entanto, Snape, que tinha sido chamado por Filius Flitwick para ajudar a Ordem da Fénix, dirigiu-se à Torre de Astronomia e depois de Dumbledore lhe pedir, de uma forma que verdadeiras intenções de Snape não fossem reveladas, Snape lança a Maldição da Morte, e mata o Diretor, fazendo com que o seu corpo caísse da torre.
Frases faladas por Dumbledore 

  • "Não vale a pena viver sonhando, e se esquecer de viver."



  • "A verdade é uma coisa bela e terrível, por isso deve ser tratada com grande cautela."



  • "São as nossas escolhas que revelam o que realmente somos muito mais do que as nossas qualidades."



  • "Curiosidade não é pecado, Harry, mas é preciso ter cautela quando estamos diante dela."



  • "Para uma mente bem estruturada, a morte é apenas uma aventura seguinte."



  • "Cada qual acredita que o que tem a dizer é muito mais importante do que qualquer coisa que o outro tenha a contribuir."



  • "Porque nos sonhos entramos num mundo inteiramente nosso. Deixe que mergulhe no mais profundo oceano, ou flutue na mais alta nuvem."



  • "As conseqüências de nossos atos são sempre tão complexas, tão diversas, que predizer o futuro é uma tarefa realmente difícil."



  • "O problema é que os seres humanos têm o condão de escolher exatamente aquilo que é pior para eles."



  • "Matar não é tão fácil quanto crêem os inocentes."



  • "A velhice é tola e esquecida quando subestima a juventude."



  • "Prefiro não guardar todos os meus segredos em uma única cesta, particularmente uma cesta que passa tanto tempo pendurada no braço de Lord Voldemort."



  • Um comentário:

    1. “É possível encontrar a felicidade mesmo nas horas mais sombrias, se lembrar de acender a luz.”

      “É preciso muita audácia para enfrentarmos os nossos inimigos,mas igual audácia para defendermos os nossos amigos.”

      “Naturalmente está acontecendo dentro da sua cabeça, mas por que é que isto deveria significar que não é verdadeiro?”

      “chegou a hora de escolher entre o que é certo e o que é fácil”

      ResponderExcluir